O estilo de vida ativo tem cada vez mais sido relacionado com diminuição na mortalidade e com uma vida mais longa, mas especialmente melhor em termos de saúde e qualidade de vida.
Já há vários anos que os estudos científicos vem mostrando a necessidade de se inserir um mínimo de atividade física dentro da rotina diária das pessoas para minimizar os efeitos deletérios do envelhecimento e diminuir assim o risco de aparecimento de doenças que NÃO fazem parte do processo natural de envelhecer (senescência). Assim as bem conhecidas propostas divulgadas por programas como o Agita São Paulo de acumular pelo menos 30 minutos diários de atividade física de intensidade moderada tem sido uma eficiente alternativa para a diminuição da morbi-mortalidade da nossa população.
Um grupo de cientistas no Japão publicaram recentemente na revista Osteoprosis International um criativo e simples programa de exercícios para serem feitos em casa por homens e mulheres com media de idade de 75 anos. As sugestões feitas aos sujeitos para realizarem não mais do que 3 vezes na semana durante 5 meses mostraram um impacto fantástico nas variáveis de equilíbrio, flexibilidade, agilidade, o andar e no risco de quedas e de fraturas que tendem a serem mais comuns nesta etapa da vida.
O programa sugerido incluía exercícios de flexibilidade corporal em diferentes direções e caminhar com os pés juntos 5 vezes ao dia assim como ficar em pé com os dois pés juntos e em uma única perna durante 3 minutos. A proposta inclui também o sentar e levantar da cadeira 10 vezes consecutivas 3 vezes ao dia e caminhar em diferentes direções (para frente, para atrás e para os lados).
Os dados indicaram um efeito positivo após os 5 meses de realizar os exercícios, somente 3 dias na semana, no aumento da flexibilidade, melhora do equilíbrio e melhor tempo para se levantar da cadeira e andar. Também houve uma redução significativa das quedas entre aqueles que fizeram a atividade física quando comprados com os sedentários.
Desta forma a ciência mostra claramente que mudanças simples do dia a dia como aproveitar uma cadeira, uma escada e até uma fila podem ser grandes aliadas para viver e envelhecer melhor !!
Informações mais detalhadas você assiste na Entrevista de Sandra Matsudo dada ao Programa De Coração da Sociedade Brasileira de Cardiologia e o Funcor exibido no dia 13 de Setembro como tema Atividade física e Envelhecimento: www.seniorfit.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário