O estilo de vida ativo tem cada vez mais sido relacionado com diminuição na mortalidade e com uma vida mais longa, mas especialmente melhor em termos de saúde e qualidade de vida.
Já há vários anos que os estudos científicos vem mostrando a necessidade de se inserir um mínimo de atividade física dentro da rotina diária das pessoas para minimizar os efeitos deletérios do envelhecimento e diminuir assim o risco de aparecimento de doenças que NÃO fazem parte do processo natural de envelhecer (senescência). Assim as bem conhecidas propostas divulgadas por programas como o Agita São Paulo de acumular pelo menos 30 minutos diários de atividade física de intensidade moderada tem sido uma eficiente alternativa para a diminuição da morbi-mortalidade da nossa população.
Um grupo de cientistas no Japão publicaram recentemente na revista Osteoprosis International um criativo e simples programa de exercícios para serem feitos em casa por homens e mulheres com media de idade de 75 anos. As sugestões feitas aos sujeitos para realizarem não mais do que 3 vezes na semana durante 5 meses mostraram um impacto fantástico nas variáveis de equilíbrio, flexibilidade, agilidade, o andar e no risco de quedas e de fraturas que tendem a serem mais comuns nesta etapa da vida.
O programa sugerido incluía exercícios de flexibilidade corporal em diferentes direções e caminhar com os pés juntos 5 vezes ao dia assim como ficar em pé com os dois pés juntos e em uma única perna durante 3 minutos. A proposta inclui também o sentar e levantar da cadeira 10 vezes consecutivas 3 vezes ao dia e caminhar em diferentes direções (para frente, para atrás e para os lados).
Os dados indicaram um efeito positivo após os 5 meses de realizar os exercícios, somente 3 dias na semana, no aumento da flexibilidade, melhora do equilíbrio e melhor tempo para se levantar da cadeira e andar. Também houve uma redução significativa das quedas entre aqueles que fizeram a atividade física quando comprados com os sedentários.
Desta forma a ciência mostra claramente que mudanças simples do dia a dia como aproveitar uma cadeira, uma escada e até uma fila podem ser grandes aliadas para viver e envelhecer melhor !!
Informações mais detalhadas você assiste na Entrevista de Sandra Matsudo dada ao Programa De Coração da Sociedade Brasileira de Cardiologia e o Funcor exibido no dia 13 de Setembro como tema Atividade física e Envelhecimento: www.seniorfit.com.br
quinta-feira, 17 de setembro de 2009
quarta-feira, 9 de setembro de 2009
Sorocaba terá "Café Filosófico" nesta sexta com o Tema Envelhecimento e Atividade Física
Em Sorocaba, sexta (11), às 19h no Auditório da CPFL Piratininga, acontece a palestra gratuita "A Atividade física para um Envelhecimento Ativo e Saudável" com Sandra Marcela Mahecha Matsudo. O evento faz parte do projeto "Café Filosófico" patrocinado pela CPFL Piratininga.A palestra apresenta os efeitos do envelhecimento na capacidade física e os efeitos benéficos da atividade física na prevenção, tratamento e reabilitação de doenças e os efeitos benéficos no controle do peso corporal, massa e força muscular, saúde óssea, bem-estar e saúde mental. Apresenta orientações práticas de como inserir a atividade física na rotina para envelhecer com mais saúde e qualidade de vida.Palestra do módulo "Atividade Física Construindo Saúde", de Victor Matsudo.• Sobre a palestranteSandra Marcela Mahecha Matsudo tem pós-Doutorado em Medicina pela UNIFESP; Diretora Geral do Centro de Estudos do Laboratório de Aptidão Física de São Caetano do Sul- CELAFISCS; Coordenadora geral do Projeto Longitudinal de Envelhecimento e Aptidão Física de São Caetano do Sul; Autora dos Livros: “Avaliação do Idoso – Física e Funcional”, “Envelhecimento e Atividade Física” e “Obesidade e Atividade Física”; Assessora Cientifica do Programa Agita São Paulo; Professora Titular do Curso de Educação Física do Centro Universitário FMU; Editora Executiva da Revista Brasileira Ciência e Movimento; Ganhadora do Premio Internacional de Medicina Esportiva na Olimpíada de Barcelona 1992.• Informações adicionaisEntrada franca. O auditório da CPFL Piratininga possui 90 lugares. Entrada por ordem de chegada, a partir de uma hora antes do evento.Foto: DivulgaçãoEquipe VIVAcidade Local e Endereço: Auditório da CPFL Piratininga - Av. Armando Pannunzio, 1555Bairro: Jd. Romilda - Jd. São PauloCidade: SorocabaCEP: 18050-000Telefone: (15) 3229-4191Telefone: (15) 3229-4191
terça-feira, 8 de setembro de 2009
Lançamento da Assessoria em Atividade Física e Envelhecimento Ativo

Prezados Colegas,
Foi lançada a Assessoria em Atividade Física e Envelhecimento Ativo.
Para mais detalhes visite o endereço: http://www.seniorfit.com.br/
Assinar:
Postagens (Atom)